sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Visita à Quinta do Encontro e EVS Bairrada


Passou-se demasiado tempo desde a última saída do 4 Horas à Mesa, as vidas estão intensas e a organização de um dia em passeio estava a sofrer com isso. Mas não há mal que dure sempre, isto porque começou um movimento de fundo a reclamar por ação, o que originou um murro na mesa e a decisão firme: tem que ser, está na hora! Depois do processo habitual - onde, quando, quem, como – chegou-se à primeira conclusão: EVS Bairrada. A feira abre à tarde, portanto, temos a manhã para visitar um produtor e almoçar. A Quinta do Encontro surgiu como a melhor opção por motivos bem simples: produtor com portfolio diversificado, adega estilizada e possiblidade de almoçar no local (componente enoturística).
Tudo combinado, transporte tratado, arranque de Vila do Conde no dia 4 outubro 2014. Chegámos à Quinta do Encontro pontualmente às 11h30. Fomos recebidos da melhor forma, com um welcome drink (espumante Quinta do Encontro 2010), muito agradável.
Inicia-se a sessão com a visita à adega e logo com um percurso numa longa rampa circular (soubemos depois que por inspiração num saca rolhas). No local onde tudo acontece, a Eng Cristina mostra e explica em detalhe o processo produtivo, sempre com uma simpatia contagiante e paciência para as questões de um grupo de leigos no tema. 
Adega espaçosa, bonita, onde as cubas com os vinhos em elaboração (atentamente controladas por enóloga e computador) são rodeadas por um corredor com o néctar em repouso, seja em garrafa, seja em barrica (utilizam carvalho francês). Por ali passa tudo: espumantes, brancos e tintos.
 Hora de subir e avançar para o almoço. Numa sala bem iluminada, leve, muito agradável, espera-nos uma mesa de banquete e um menu com harmonização de vinhos. Todas as condições necessárias para um momento de convívio estavam reunidas. 
É claro que aproveitámos: saboreámos a boa comida e os bons vinhos servidos, portanto, a conversa descontraída e alegre instalou-se e o mundo exterior desapareceu por 2 horas e meia. Difícil, difícil, foi tirar o pessoal da mesa para o próximo destino: EVS Bairrada. 
Ainda houve tempo para uma concorrida aquisição de vinhos na loja do local. Os nosso parabéns à Quinta do Encontro pelo espaço e todo o funcionamento, bem como um agradecimento especial pela forma exemplar como tudo decorreu do primeiro ao último minuto.
A EVS Bairrada decorreu no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, a cerca de 15 minutos da Quinta do Encontro. A primeira agradável sensação é de espaço: consegue-se circular perfeitamente, a acessibilidade aos stands é fácil e a comunicação com os produtores é possível. Claro que estes preferiam mostrar os seus vinhos a muitos milhares de pessoas, mas para o visitante esta sensação é fundamental, fá-lo usufruir mais do evento e querer voltar.
Depois, foi explorar o possível. Espumantes, brancos e tintos não faltaram, consagrados e desconhecidos, Baga, Bical, Maria Gomes e tudo o resto numa região cheia de caráter, qualidade e potencial gastronómico que o país e o mundo podem descobrir e valorizar. Nós já estamos conquistados.
Foi mais uma bela jornada, cheia de momentos pedagógicos e hedonistas. No final do dia sabíamos um pouco mais sobre vinho, fortalecemos laços de amizade e deixámos em Sangalhos uma boa dose de stress. Que mais se poderia pedir?

Sem comentários:

Enviar um comentário